Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2002 - 09h05

Projetos para reformulação da área do WTC serão apresentados hoje

da Folha Online

Um memorial flutuante com 2.800 luzes e as torres mais altas do mundo estão entre as propostas que serão hoje divulgadas para o local onde se ficavam as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York.

Os organizadores desta iniciativa esperam que os planos a serem apresentados hoje correspondam à imaginação do público. O projetos representam as idéias de sete equipes de arquitetos de todo o mundo para a transformação de uma região com cerca de sete hectares.

O plano inclui uma "praça memorial" flutuante no rio Hudson e um parque com 2.800 pequenas luzes representando as vítimas dos atentados terroristas perpetrados no dia 11 de setembro do ano passado e que devastaram a área onde ficava um dos maiores prédios do mundo, me Manhattan.

Sabe-se que entre alguns dos planos que irão ser hoje divulgados encontra-se uma proposta de construção daquelas que seriam as torres mais altas do mundo, recorde atualmente detido pelas torres gêmeas Petronas da Malásia, com 452 metros de altura.

Os encarregados do projeto prometeram "algo extraordinário", cinco meses depois que os seis projetos iniciais foram rejeitados por parte dos habitantes da cidade.

Entre as sete equipes selecionadas estão empresas dirigidas pelos arquitetos Richard Meier e Norman Foster. "O mais fascinante é que existe todo tipo de intelectual envolvido: não apenas arquitetos, mas também paisagistas e artistas conceituais", afirmou Ivy.

Uma das desculpas dadas para explicar a pouca imaginação dos projetos apresentados anteriormente foi a obrigatoriedade de se ter que reconstruir 1 milhão de metros quadrados de escritórios e 60 mil metros quadrados de lojas, precondição imposta pela Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, proprietária do terreno do World Trade Center.

Desta vez, os requisitos foram flexibilizados. As propostas devem reservar um espaço para um memorial permanente às vítimas dos atentados contra as torres gêmeas. O projeto do memorial será transformado em um concurso internacional à parte.

O ponto que envolve mais emoção diz respeito ao que fazer com as marcas deixadas pela queda das torres gêmeas, já que os familiares de muitas das vítimas desejam que elas sejam preservadas como estão, sem que se construa nada por cima.

Com agências internacionais

Leia mais notícias de Mundo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página