Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2002 - 11h45

China teme que piranhas tenham entrado no rio Amarelo

da France Presse, em Pequim

O jornal "China Daily" noticiou que existe a possibilidade de que alguma "piranha de estimação", peixe carnívoro e voraz que se tornou moda na China, tenha escapado de seu viveiro e chegado ao rio Amarelo.

Estes peixes têm aparecido aos montes em lojas de animais nos últimos tempos e são criados em viveiros em propriedades próximas do rio Amarelo, o que torna impossível garantir que nenhuma tenha escapado até hoje e entrado no rio, segundo o jornal.

É facil saber quais são os tanques que têm piranhas: as aves aquáticas, que costumam caçar na área, simplesmente não se aproximam desses locais, de acordo com o jornal.

O "China Daily" alerta para as consequências desastrosas que podem ocorrer caso a piranha se torne parte da fauna natural da China. "Como não há este tipo de peixe aqui, não existe também um predador natural que faça um contrapeso ou restrinja sua atuação", afirma o editorial. "Esta importação estranha pode se tornar uma grande ameaça".

Em Nanning, capital da região sul da China Guangxi Zhuang, existe um parque de diversões aquáticas que tem piranhas como atração. Não se sabe ainda como o peixe, originário da América do Sul, foi levado para a China e ganhou tanta popularidade.

As piranhas, designação comum a várias espécies de peixes que têm dentes cortantes, mordem qualquer coisa que se mexa e podem comer suas vítimas até o osso em questão de minutos.

Leia mais notícias de Mundo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página