Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2002 - 13h37

Atentado contra ônibus de companhia dos EUA mata dois na Colômbia

das Folha Online

Duas pessoas morreram e nove ficaram feridas em um atentado com dinamite, na noite de ontem, contra um ônibus que transportava funcionários da área de segurança de um campo petroleiro da multinacional americana Occidental, no Departamento colombiano de Arauca, fronteira com a Venezuela, segundo informações divulgadas hoje pelo comando do Exército colombiano.

O comandante do Exército, general Carlos Alberto Ospina, afirmou que o ônibus foi parado por desconhecidos na estrada que liga Arauca, capital do Departamento de mesmo nome, ao campo de Caño Limón, e foi dinamitado com os passageiros dentro. Apenas o motorista foi autorizado a deixar o veículo.

Os feridos foram atendidos no hospital San Vicente de Arauca. Dois deles estão em estado grave. O local do atentado fica dentro de uma das zonas sob controle militar por ordem do governo.



Na terça-feira passada (10), 58 pessoas ficaram feridas em Bogotá (capital) na explosão de um carro-bomba carregado com 50 quilogramas de explosivos em frente a uma delegacia de polícia. Suspeita-se que o ataque tenha sido realizado por guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Um dia antes, pouco depois de meio-dia, um carro-bomba explodiu no estacionamento de um supermercado num setor residencial na Zona Oeste de Bogotá. O alvo do atentado, segundo as autoridades, era um posto da polícia.

A explosão do carro-bomba causou grandes danos num raio de 300 metros, destruindo vidros e paredes dos prédios próximos. No posto policial, apenas uma das placas de vidro à prova de balas se soltou. Apesar do impacto, a maior parte das vítimas ficou apenas levemente ferida.

As Farc são o maior grupo guerrilheiro de esquerda da Colômbia, com cerca de 17 mil homens.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Colômbia

Leia mais notícias de Mundo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade