Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2002 - 23h56

ONU revê programa "Petróleo por alimentos" do Iraque

da France Presse, em Nova York

Um acordo que permite a revisão da lista de produtos que o Iraque está proibido de importar foi fechado hoje entre os Estados Unidos e países membros do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), informaram fontes diplomáticas.

Este acordo entrará em vigor através de um projeto de resolução que deve ser aprovado pelo Conselho de Segurança na sexta-feira (27).

"O acordo foi enviado a nossas capitais para que façam uma última análise. Por isso, não será votado antes", revelou uma fonte diplomática.

De acordo com as informações, o acordo está próximo de ser aprovado, porque os Estados Unidos abriram mão de suas exigências mais severas.

O governo norte-americano anunciou no dia 10 de dezembro que queria proibir a importação por parte dos iraquianos de cerca de 75 artigos, entre eles alguns antibióticos.

Esta lista norte-americana inclui ainda equipamentos pesados, alguns produtos anticorrosivos, além de veículos rápidos, equipamento meteorológico e instrumentos ópticos de visão noturna.

Leia mais no especial Iraque
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página