Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2002 - 17h45

Polônia substituirá aviões de combate soviéticos por F-16 dos EUA

da France Presse, em Paris

A Polônia escolheu 48 caças de combate F-16, do fabricante norte-americano Lockheed Martin, para substituir seus velhos caças soviéticos Mig-21 e Mig-29, com grande prejuízo para seus concorrentes, anunciou hoje em Paris Charles Edelstenne, presidente do grupo francês Dassault Aviation, que estava na licitação para a venda de seus Mirage 2000. O valor do contrato é de € 3,5 bilhões.

"Os poloneses estão muito atraídos pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), talvez um pouco mais do que pela Europa. Eu tinha a impressão, há longo tempo, que queriam uma aproximação com os norte-americanos. Portanto esta decisão não é surpresa, nem uma decepção", declarou Edelstenne à emissora francesa "France Info".

O presidente da Dassault Aviation estimou que "o elemento político foi dominante, muito mais do que a qualidade dos materiais e do preço".

"O Mirage 2000 se adapta perfeitamente às necessidades dos poloneses", lembrou.

O representante na Polônia do grupo americano Lockheed Martin negou ter vencido a concorrência polonesa para a substituição de seus caças, tal como afirmou Dassault, e não quis fazer mais nenhum comentário sobre o assunto hoje, alegando que seria "inoportuno".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página