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27/07/2000
-
19h39
da AP
em Paris (França)
O vôo AF-4590 da Air France teve problemas com as duas turbinas da asa esquerda e começou a se incendiar antes de deixar a pista para o vôo que terminou dois minutos depois, com a queda sobre um pequeno hotel e morte das 113 pessoas a bordo e quatro em terra, disseram nesta quinta-feira (27) os investigadores que apuram as causas do acidente.
Uma declaração da equipe de investigadores do Ministério dos Transportes diz conta ainda que pedaços de pneus foram encontrados na pista depois do desastre com o Concorde, terça-feira, o que provocou conjeturas de que o estouro de um pneu pode ter provocado o incêndio das turbinas.
"Podemos presumir que um pneu, ou vários, do trem de aterrissagem estouraram, que pedaços de pneus entraram nos dutos de ar de uma das turbinas" disse o jornalista especializado em aviação e ex-piloto Germain Chambost.
"Na velocidade máxima de decolagem, é claro que um motor como os do Concorde absorve uma quantidade enorme de ar. Um pedaço de pneu que penetre na turbina nesse momento poderia causar danos muito graves", disse Chambost à TV "LCI".
Enquanto os peritos discutiam as possíveis causas do desastre, aqueles que perderam entes queridos e muitos tripulantes da Air France foram hoje à igreja da Madeleine, em Paris, assistir a uma cerimônia em memória dos 113 mortos na queda do Concorde.
"Durante a decolagem, a torre de controle indicou à tripulação que havia chamas na cauda do avião a tripulação anunciou a falha da turbina número 2 e, um pouco depois, que o trem de pouso não subia. Houve uma baixa temporária nos parâmetros da turbina número 1. O avião tinha menos de um minuto de vôo quando os parâmetros da turbina 1 voltaram a cair. O avião se inclina acentuadamente para a direita e cai", diz o relatório dos investigadores.
A declaração acrescenta que restos do avião foram achados ao longo dos quatro quilômetros percorridos pelo Concorde da pista até a localidade de Gonesse e o Hotelissimo, tomado pelas chamas provocadas pela explosão.
O Ministério dos Transportes da França declarou que pode demorar até três dias a análise das informações técnicas obtidas da gravação dos dados de vôo na caixa preta. Esses dados devem ser analisados e comparados com a informação recuperada da outra caixa preta, que grava as vozes dos pilotos.
Clique aqui para ler página especial sobre o acidente.
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Estouro de pneu pode ter causado desastre com o Concorde
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O vôo AF-4590 da Air France teve problemas com as duas turbinas da asa esquerda e começou a se incendiar antes de deixar a pista para o vôo que terminou dois minutos depois, com a queda sobre um pequeno hotel e morte das 113 pessoas a bordo e quatro em terra, disseram nesta quinta-feira (27) os investigadores que apuram as causas do acidente.
Uma declaração da equipe de investigadores do Ministério dos Transportes diz conta ainda que pedaços de pneus foram encontrados na pista depois do desastre com o Concorde, terça-feira, o que provocou conjeturas de que o estouro de um pneu pode ter provocado o incêndio das turbinas.
"Podemos presumir que um pneu, ou vários, do trem de aterrissagem estouraram, que pedaços de pneus entraram nos dutos de ar de uma das turbinas" disse o jornalista especializado em aviação e ex-piloto Germain Chambost.
"Na velocidade máxima de decolagem, é claro que um motor como os do Concorde absorve uma quantidade enorme de ar. Um pedaço de pneu que penetre na turbina nesse momento poderia causar danos muito graves", disse Chambost à TV "LCI".
Enquanto os peritos discutiam as possíveis causas do desastre, aqueles que perderam entes queridos e muitos tripulantes da Air France foram hoje à igreja da Madeleine, em Paris, assistir a uma cerimônia em memória dos 113 mortos na queda do Concorde.
"Durante a decolagem, a torre de controle indicou à tripulação que havia chamas na cauda do avião a tripulação anunciou a falha da turbina número 2 e, um pouco depois, que o trem de pouso não subia. Houve uma baixa temporária nos parâmetros da turbina número 1. O avião tinha menos de um minuto de vôo quando os parâmetros da turbina 1 voltaram a cair. O avião se inclina acentuadamente para a direita e cai", diz o relatório dos investigadores.
A declaração acrescenta que restos do avião foram achados ao longo dos quatro quilômetros percorridos pelo Concorde da pista até a localidade de Gonesse e o Hotelissimo, tomado pelas chamas provocadas pela explosão.
O Ministério dos Transportes da França declarou que pode demorar até três dias a análise das informações técnicas obtidas da gravação dos dados de vôo na caixa preta. Esses dados devem ser analisados e comparados com a informação recuperada da outra caixa preta, que grava as vozes dos pilotos.
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