Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2009 - 01h13

Homem que jogou sapato no premiê chinês é indiciado

Publicidade

da France Presse

Foi indiciado nesta terça-feira o homem que tentou atingir a sapatadas o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, quando ele discursava na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O manifestante, que imitou o gesto de um jornalista iraquiano que atirou os sapatos contra o ex-presidente americano George W. Bush, foi preso logo após o ataque.

Veja vídeo feito por espectador no YouTube

"O homem de 27 anos foi indiciado por alterar a ordem pública e deverá comparecer em 10 de fevereiro diante do juiz do tribunal de Cambridge", anunciou a polícia.

Darren Staples/Reuters
Segurança pega tênis lançado contra o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao
Segurança pega tênis lançado contra o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao

O manifestante, que não teve a identidade revelada, se levantou e arremessou um tênis na direção do primeiro-ministro chinês e gritou "Como a universidade pode se prosternar diante deste ditador?". Ele foi imediatamente expulso do local.

O sapato caiu a menos de um metro de Jiabao, que falava de um púlpito, em uma sala de concertos da prestigiosa universidade. Testemunhas disseram que o manifestante não era britânico e falava inglês com sotaque.

Nesta terça-feira (horário de Pequim), o governo da China expressou sua profunda insatisfação ao governo britânico, após o ocorrido, mas destacou que os laços bilaterais não serão afetados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página