Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2003 - 19h36

Cairo dá últimato para Hamas acabar com os atentados suicidas

da Folha Online

O governo egípcio deu ultimato para o grupo radical islâmicos Hamas parar com atentados suicidas dentro das fronteiras do território de Israel, conforme estavam traçadas em 1967, antes da Guerra dos Seis Dias, informou o jornal "Haaretz".

O Cairo advertiu que caso o Hamas não acabe com os ataques, o grupo será classificado como "inimigo da paz".

As declarações do governo egípcio ocorrem após o grupo reivindicar a autoria dos atentados terroristas de hoje, ocorridos na simultaneamente na antiga rodoviária de Tel Aviv (Israel). Os ataques, perpetrados por dois homens-bomba deixaram pelo menos 22 mortos_ incluindo os dois suicidas_ e 100 feridos.

Primeiro, o grupo radical palestino Jihad Islâmica assumiu a responsabilidade pelas explosões, ocorridas por volta das 18h30. Em seguida, as Brigadas Ezzedín Al Qasam, braço militar do movimento Hamas, também reivindicou a autoria do ataque, por meio de um telefonema à agência France Presse.

Centenas de pessoas estavam na antiga estação quando, segundo informações preliminares de TVs locais, dois homens-bomba teriam provocado as explosões. A região onde está localizada a antiga rodoviária é habitada em grande parte por estrangeiros.

O último atentado em Israel havia ocorrido em 21 de novembro, quando um suicida palestino matou 11 pessoas ao explodir o próprio corpo dentro de um ônibus em um subúrbio de Jerusalém.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Oriente Médio

Leia mais notícias de Mundo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade