Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2003 - 09h40

Especialistas da ONU realizam primeira inspeção aérea no Iraque

da Folha Online

Os especialistas em armas da ONU (Organização das Nações Unidas) lançaram hoje sua primeira inspeção aérea no Iraque, usando helicópteros para sobrevoar locais suspeitos na busca por supostas armas de destruição em massa.

Questionado sobre o início dos vôos, cujo lançamento foi adiado na semana passada por "razões técnicas", uma fonte que pediu para não identificada disse: "Sim, começaram, os helicópteros decolaram".

De acordo com testemunhas, três helicópteros da ONU, seguido por outros dois aparelhos iraquianos, decolaram às 7h30 (2h30 em Brasília) da base aérea Al Rachid, no sudeste de Bagdá, com rumo desconhecido.

Os inspetores da ONU no Iraque, cujo quartel-general está instalado em Bagdá, dispõem de seis helicópteros, segundo o porta-voz Hiro Ueki.

Os aparelhos servem para transportar os especialistas mais rapidamente e também para garantir uma vigilância aérea durante as inspeções.

Os inspetores da Unmovic (Comissão de Controle, Verificação e Inspeção da ONU) e da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) devem determinar se o regime do presidente iraquiano, Saddam Hussein, armazena ou produz armas químicas, biológicas ou nucleares e mísseis de longo alcance.

Os chefes da Unmovic, Hans Blix, e da AIEA, Mohamed El Baradei, devem apresentar no dia 27 de janeiro o primeiro relatório sobre a missão ao Conselho de Segurança da ONU, em Nova York.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Iraque
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página