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09/01/2003
-
09h16
Dois aviões militares turcos caíram na manhã de hoje depois de se chocarem em pleno vôo no sudeste da Turquia, na região de Malatya, matando os quatro tripulantes.
"Os dois aparelhos de reconhecimento RF-4 caíram em uma região montanhosa depois do choque, que se deu por causa da densa neblina na região", segundo informações de um comunicado do Exército.
Ontem, outro acidente aéreo na Turquia, causado pelo mau tempo, deixou 75 mortos. Um avião da companhia aérea nacional turca (Turkish Airlines) que levava 80 pessoas (75 passageiros e cinco tripulantes), caiu pouco antes de aterrissar no aeroporto militar de Diyarbakir. A queda ocorreu em meio a densa neblina e o avião se incendiou durante tentativa de pouso. As chamas atrapalharam as operações de resgate.
![](http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/images/mapa-turquia_270.gif)
Equipes de resgate entraram nos destroços da fuselagem à procura de sobreviventes, mas para quase todos foi tarde demais. O governador de Diyarbakir, Ahmet Cemil Serhadli, disse que avião se partiu e que pedaços dele estão espalhados por uma grande área.
A rede de TV CNN turca e a agência de notícias Anatolian disseram que o vôo 634 da Turkish Airlines ia de Istambul (norte) para a cidade de Diyarbakir (sudeste), e caiu durante a aterrissagem a cerca de três quilômetros do aeroporto.
A cidade de Diyarbakir, a maior do sudeste turco, possui uma grande área militar, e o local do acidente é o principal aeroporto militar do país.
Em 1991, um vôo doméstico caiu na Turquia devido a uma falha do piloto, matando 55 pessoas.
Estados Unidos
Também ontem, pela manhã, um pequeno avião da companhia Air Midwest caiu e explodiu logo depois de decolar do aeroporto internacional de Charlotte-Douglas, no Estado da Carolina do Norte (Costa Leste dos EUA), matando as 21 pessoas a bordo.
O avião Beech 1900 bateu na parede lateral do hangar da companhia U.S. Airways e pegou fogo por volta das 9h (12h em Brasília), afirmaram autoridades e testemunhas.
O avião levava 19 passageiros e dois tripulantes, afirmou o diretor de operações do aeroporto, Jerry Orr. "Não houve sobreviventes", disse. "O avião decolou mas não conseguiu manter a altitude, caiu e bateu contra um hangar."
Segundo testemunhas, o avião explodiu após a queda, deixando uma coluna de fumaça negra sobre o aeroporto.
Três funcionários que trabalhavam no aeroporto chegaram a ser dados como desaparecidos em um primeiro momento, mas foram localizados. Ninguém foi ferido em solo.
A TSA (Administração da Segurança no Transporte), que assumiu responsabilidade pela segurança aérea após os ataques de 11 de setembro de 2001, não foi requisitada de imediato para participar da investigação.
"Não há questão de segurança até onde temos conhecimento", disse a porta-voz da TSA, Heather Rosenker.
O vôo 5481, que era operado pela companhia U.S. Airways Express, ia para o aeroporto de Greenville-Spartanburg, na cidade de Greer, na Carolina do Sul.
Atualmente, a Air Midwest, proprietária do avião, opera uma frota de 36 pequenos aviões, incluindo 29 usados pela companhia US Airways Express, segundo o site da empresa.
Com sede em Wichita, no Estado de Kansas, a Air Midwest também tem escritórios em Kansas City; Tampa, na Flórida; Pittsburgh e Filadélfia, na Pensilvânia.
A queda do avião ocorre depois de um ano em que não houve mortes em acidentes com aviões comerciais nos EUA, segundo autoridades norte-americanas.
Com agências internacionais
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Aviões militares turcos se chocam no ar, caem e matam quatro
da Folha OnlineDois aviões militares turcos caíram na manhã de hoje depois de se chocarem em pleno vôo no sudeste da Turquia, na região de Malatya, matando os quatro tripulantes.
"Os dois aparelhos de reconhecimento RF-4 caíram em uma região montanhosa depois do choque, que se deu por causa da densa neblina na região", segundo informações de um comunicado do Exército.
Ontem, outro acidente aéreo na Turquia, causado pelo mau tempo, deixou 75 mortos. Um avião da companhia aérea nacional turca (Turkish Airlines) que levava 80 pessoas (75 passageiros e cinco tripulantes), caiu pouco antes de aterrissar no aeroporto militar de Diyarbakir. A queda ocorreu em meio a densa neblina e o avião se incendiou durante tentativa de pouso. As chamas atrapalharam as operações de resgate.
![](http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/images/mapa-turquia_270.gif)
Equipes de resgate entraram nos destroços da fuselagem à procura de sobreviventes, mas para quase todos foi tarde demais. O governador de Diyarbakir, Ahmet Cemil Serhadli, disse que avião se partiu e que pedaços dele estão espalhados por uma grande área.
A rede de TV CNN turca e a agência de notícias Anatolian disseram que o vôo 634 da Turkish Airlines ia de Istambul (norte) para a cidade de Diyarbakir (sudeste), e caiu durante a aterrissagem a cerca de três quilômetros do aeroporto.
A cidade de Diyarbakir, a maior do sudeste turco, possui uma grande área militar, e o local do acidente é o principal aeroporto militar do país.
Em 1991, um vôo doméstico caiu na Turquia devido a uma falha do piloto, matando 55 pessoas.
Estados Unidos
Também ontem, pela manhã, um pequeno avião da companhia Air Midwest caiu e explodiu logo depois de decolar do aeroporto internacional de Charlotte-Douglas, no Estado da Carolina do Norte (Costa Leste dos EUA), matando as 21 pessoas a bordo.
O avião Beech 1900 bateu na parede lateral do hangar da companhia U.S. Airways e pegou fogo por volta das 9h (12h em Brasília), afirmaram autoridades e testemunhas.
O avião levava 19 passageiros e dois tripulantes, afirmou o diretor de operações do aeroporto, Jerry Orr. "Não houve sobreviventes", disse. "O avião decolou mas não conseguiu manter a altitude, caiu e bateu contra um hangar."
Segundo testemunhas, o avião explodiu após a queda, deixando uma coluna de fumaça negra sobre o aeroporto.
Três funcionários que trabalhavam no aeroporto chegaram a ser dados como desaparecidos em um primeiro momento, mas foram localizados. Ninguém foi ferido em solo.
A TSA (Administração da Segurança no Transporte), que assumiu responsabilidade pela segurança aérea após os ataques de 11 de setembro de 2001, não foi requisitada de imediato para participar da investigação.
"Não há questão de segurança até onde temos conhecimento", disse a porta-voz da TSA, Heather Rosenker.
O vôo 5481, que era operado pela companhia U.S. Airways Express, ia para o aeroporto de Greenville-Spartanburg, na cidade de Greer, na Carolina do Sul.
Atualmente, a Air Midwest, proprietária do avião, opera uma frota de 36 pequenos aviões, incluindo 29 usados pela companhia US Airways Express, segundo o site da empresa.
Com sede em Wichita, no Estado de Kansas, a Air Midwest também tem escritórios em Kansas City; Tampa, na Flórida; Pittsburgh e Filadélfia, na Pensilvânia.
A queda do avião ocorre depois de um ano em que não houve mortes em acidentes com aviões comerciais nos EUA, segundo autoridades norte-americanas.
Com agências internacionais
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