Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2003 - 11h54

Recomeçam buscas de avião desaparecido na selva do Peru

da Folha Online

Equipes de resgate reiniciaram na manhã de hoje as buscas de um avião da Tans que desapareceu ontem sobre a selva peruana com 46 pessoas a bordo, afirmou Jorge Beleván, porta-voz da companhia aérea de propriedade da Força Aérea do Peru.

As buscas haviam sido suspensas ontem à noite devido, segundo as autoridades, às más condições climáticas na região de Chachapoyas (nordeste do Peru).

Os trabalhos foram reiniciados hoje por volta das 6h (9h em Brasília), declarou Beleván, indicando que a busca está sendo feita por terra e ar, apesar da ameaça de mau tempo na suposta área do acidente.

Pelo menos cem membros das equipes de resgate distribuídos em vários grupos se juntaram a três helicópteros e um avião militar, que participam nos trabalhos de busca.

Há relatos não confirmados de que o avião foi visto no vale do Belém, na região de Luya, perto da cidade de Chachapoyas, onde deveria ter pousado. Mas uma equipe médica que foi enviada ontem de helicóptero para a área teve que voltar, por causa da chuva.

A empresa levará parentes de tripulantes e passageiros para Chachapoyas, para que acompanhem de perto as buscas.

O avião, um Fokker F-28, foi declarado em emergência ontem às 8h43 (11h43 em Brasília) quando se aproximava de Chachapoyas, a 650 km ao norte de Lima.

Reuters
Familiares aguardam notícias sobre avião que desapareceu na selva peruana com 46 pessoas a bordo


A aeronave tinha partido às 8h17 (11h17 em Brasília) da cidade de Chiclayo (norte do Peru), onde fez uma escala para deixar e recolher passageiros após ter partido do aeroporto de Lima. O vôo duraria cerca de meia hora.

A torre perdeu contato com a aeronave três minutos antes da aterrissagem. No avião, viajavam 42 passageiros, incluindo nove crianças, um casal belga, um holandês e um cubano, segundo uma lista atualizada, além de quatro tripulantes.

Beleván afirmou que o avião tinha combustível suficiente para sobrevoar o aeroporto e pode ter pousado em algum outro lugar.

A região de Chachapoyas é frequentada por turistas que vão a Kuelap, uma cidade nas montanhas da época anterior à colonização espanhola.

A rota Chiclayo-Chachapoyas foi lançada pela Tans em novembro de 2002, como parte de um plano para incentivar o turismo na região montanhosa de selva.

Com agências internacionais

Leia mais:
  •  Busca do avião desaparecido no Peru é suspensa

  •  Avião desaparece na selva do Peru com 46 pessoas a bordo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página