Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2003 - 07h34

EUA podem precisar de 350 mil soldados no Iraque

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos poderão precisar de mais de 350 mil homens para atacar e depois ocupar o Iraque, mais do que imaginou o presidente George W. Bush, afirmou hoje a rede de televisão ABC.

A reportagem da ABC, que cita fontes anônimas, foi transmitida no momento em que o secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, começou a movimentar uma grande quantidade de tropas na região do golfo Pérsico. São cerca de 150 mil para as próximas semanas.

"Essa mobilização pode ser o começo de uma operação que deve envolver mais de 350 mil efetivos para a guerra e a ocupação do Iraque", disse a ABC.

As fontes disseram que o número de soldados convocados pode ultrapassar as 263 mil tropas utilizadas na Guerra do Golfo, em 1991.

A quantidade de soldados dependerá, ao menos em parte, do sucesso dos Estados Unidos nas primeiras fases da guerra -se encontrarão uma grande resistência ou se os iraquianos recorrerão a armas químicas, segundo a ABC.

A rede de TV disse ainda que o governo de Bush está se preparando para falar sobre o Iraque na ONU (Organização das Nações Unidas), no próximo dia 27, independente do que digam os inspetores de armas em seu informe sobre o arsenal iraquiano.

Leia mais no especial Iraque
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página