Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2009 - 08h44

Piratas somalis prometem liberar cinco marinheiros sul-coreanos em resgate

Publicidade

colaboração para a Folha Online

Cinco marinheiros sul-coreanos sequestrados por piratas somalis devem ser liberados nesta tarde de sexta-feira, mediante negociações com o governo da Somália e Coreia do Sul. A informação foi divulgada pelo ministério dos Exteriores sul-coreano.

Jason R. Zalasky/Reuters
Piratas somalis prometeram liberar tripulação mantida como refém na costa da Somália
Piratas somalis prometeram liberar tripulação mantida como refém na costa da Somália

Os marinheiros foram sequestrados junto com outros 18 filipinos em um barco de pesca japonês, capturado em novembro do ano passado, na costa da Somália. Um porta-voz oficial de Seul, citado pela agência sul-coreana Yonhap, afirmou que as negociações em torno da liberação serão concluídas nesta sexta-feira, após o acordo do resgate.

A Coreia do Sul espera enviar a partir de março uma força-tarefa para impedir o ataque dos piratas na região. O destróier "Munmu, o Grande", construído em 2003, e capaz de lançar torpedos e mísseis antiaéreos, será deslocado como parte das forças multinacionais para combater a pirataria no litoral da Somália. Nos últimos meses, vários barcos pesqueiros sul-coreanos foram sequestrados por grupos armados de piratas.

No último dia 6, o ministro turco de Assuntos Exteriores, Ali Babacan, disse que analisa a possibilidade de enviar um barco para a costa da Somália, a fim de integrar a ação da ONU (Organização das Nações Unidas) no combate a pirataria na região.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página