Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2003 - 07h27

Inspetores de armas da ONU vistoriam palácio de Saddam Hussein

da Folha Online

Inspetores de armas da ONU (Organização das Nações Unidas) vistoriaram hoje o principal palácio do presidente iraquiano, Saddam Hussein, em Bagdá, em busca de supostas armas de destruição em massa pela oitava semana.

Uma equipe da Unmovic (Comissão de Controle, Verificação e Inspeção da ONU) e da AIEA (Agência internacional de Energia Atômica) "foi a um local delicado", afirmou o Ministério da Informação iraquiano.

Os especialistas tiveram acesso ao palácio presidencial al-Jamhoury, no centro de Bagdá, e um de seus carros bloqueou a entrada do prédio. Saddam Hussein mantém seu principal escritório no palácio, mas não ficou claro se o presidente iraquiano estava lá.

É a segunda inspeção em palácios de Saddam Hussein desde que os especialistas em armas retomaram o trabalho no Iraque, em 27 de novembro.

No dia 3 de dezembro, os especialistas já tinham inspecionado, sem qualquer obstáculo, um palácio presidencial. O Iraque descreveu a inspeção como provocativa e sem justificativa.

A inspeção dos palácios presidenciais foi um dos pontos de controvérsia de Bagdá com a missão anterior da ONU, entre 1991 e 1998.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Iraque
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página