Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2003 - 18h10

Gutiérrez conversa com Lula, Fidel Castro e Alejandro Toledo

da France Presse, em Quito

O presidente do Equador, Lucio Gutiérrez, conversou hoje, em seu primeiro dia de trabalho, com os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; de Cuba, Fidel Castro; e do Peru, Alejandro Toledo, três dos sete presidentes que chegaram a Quito para a solenidade de posse.

Uma fonte do Palácio de Carondelet, sede do governo nacional em Quito, informou que Gutiérrez e conversou com os presidentes sobre temas bilaterais e multilaterais, assim como sobre aspectos comerciais visando a fortalecer suas relações.

Acrescentou que Gutiérrez e Lula mantiveram uma "agradável e cordial" reunião particular durante 90 minutos, na qual tomaram o café da manhã juntos e conversaram a portas fechadas.

A fonte consultada indicou que Lula pediu a Gutiérrez que trabalhassem em conjunto para conseguir maior integração binacional e um aumento da cooperação para impulsionar programas sociais.

Lula ofereceu ajuda ao Equador nas áreas da saúde e da educação.

Gutiérrez reuniu-se também em particular com Fidel em Carondelet. Conversaram durante 30 minutos.

E recebeu Toledo em seu gabinete; conversaram durante duas horas e assinaram uma declaração conjunta.

Reafirmaram a convicção democrática, a decisão de aprofundar e dinamizar a integração e a cooperação binacional e estimaram fundamental acelerar o processo de integração da Comunidade Andina das Nações (CAN) e sua convergência com o Mercosul.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página