Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2003 - 21h18

OEA suspende mesa de negociações devido a tensões na Venezuela

da Folha Online

O secretário-geral da OEA, César Gaviria, anunciou a suspensão da mesa de negociações entre o governo de Hugo Chávez e a oposição até a próxima segunda-feira (20), "por causa do clima tenso", na Venezuela.

Hoje, soldados da guarda nacional venezuelana tomaram o controle de uma fábrica que engarrafa bebidas da Coca-Cola no país e começaram a levar bebidas para amenizar a falta de alimentos causada pela greve da oposição, disseram autoridades.

A operação foi feita logo após o presidente Hugo Chávez ameaçar mandar soldados às indústrias alimentícias que não comercializassem seus produtos durante a paralisação que já dura 47 dias no país.

"Estamos distribuindo este produto à população porque direitos coletivos vêm antes dos individuais", disse o general da Guarda Nacional Luis Felipe Acosta Carles a repórteres na fábrica da Panamco em Valencia, no Estado de Carabobo. "O que vejo aqui é armazenagem escondida e vamos transportar estes produtos".

Segundo Carles, os soldados levarão água engarrafada e refrigerantes.

A greve, iniciada em 2 de dezembro, comprometeu a produção de petróleo do quinto exportador do mundo, provocando falta de combustível e problemas de abastecimento de alguns alimentos básicos.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Venezuela
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade