Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2003 - 03h03

Sharon diz estar pronto para reconhecer Estado palestino

da France Presse, em Washington

O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, disse estar disposto a reconhecer um Estado palestino totalmente desmilitarizado e sem fronteiras definitivas num primeiro momento, se o terrorismo puder ser contido, em declarações à revista americana "Newsweek".

"Eu estou pronto, se eles tomarem medidas contra o terrorismo, a reconhecer um Estado palestino completamente desmilitarizado e sem fronteiras definitivas, dispondo apenas de uma polícia equipada de armas leves", afirmou Sharon.

"Israel controlaria as fronteiras externas e teria o direito de sobrevoar o território", continuou, acrescentando que "numa terceira fase, se não houver mais terrorismo, será necessário decidir sobre fronteiras definitivas".

Na entrevista, publicada a menos de duas semanas das legislativas israelenses, o primeiro-ministro também minimizou os esforços do "quarteto", EUA, Rússia, ONU e União Européia para amenizar a paz no Oriente Médio.

"Ah, o 'quarteto', não é nada!", falou Sharon. "Não leve isso a sério. Há um outro plano que vai funcionar", acrescentou.

Sharon também falou sobre a atual crise entre Iraque e EUA. "O presidente George W. Bush destacou que, se Israel for atacado antes do início de um ataque norte-americano, Israel poderá fazer tudo o que for necessário para se defender", frisou.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página