Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2000 - 17h54

Pneu já danificou tanques de Concorde no passado, diz Air France

Publicidade

da Reuters
em Paris (França)

A Air France afirmou nesta sexta-feira (28) que no passado, o estouro de pneus danificaram tanques de combustível e motores de Concordes, mas se recusou a especular sobre se isso teria sido um fator para o acidente que deixou 114 mortos na última terça-feira, perto de Paris.

Uma porta-voz da empresa disse que os pneus do Concorde são vistoriados rotineiramente antes de cada decolagem. O procedimento foi adotado desde que uma série de incidentes com pneus aconteceu nas pistas há 20 anos.

As declarações foram feitas depois que o Ministério dos Transportes da França afirmou que o estouro de um pneu poderia ter sido a causa do último acidente.

Investigadores disseram que pelo menos um pneu estourou quando o vôo da Air France decolou na terça-feira do aeroporto Charles de Gaulle. O Ministério dos Transportes disse que isso poderia ter causado uma série de problemas que provocaram um forte incêndio na asa e falha no motor.

O porta-voz da Air France disse que fragmentos do pneu e da roda perfuraram tanques de combustível em uma asa e danificaram um motor durante incidente que aconteceu no dia 14 de junho de 1979, no aeroporto de Dulles, em Washington.

Outros três incidentes desse tipo aconteceram, mas, de acordo com o porta-voz, as vistorias são feitas em todos os vôos, inclusive no de terça-feira.

Os pneus dos Concordes da Air France são fabricados pela Goodyear Tire & Rubber Co, disse o porta-voz.

Clique aqui para ler página especial sobre o acidente.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página