Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2003 - 14h43

Bush homenageia Luther King em igreja frequentada por negros

da France Presse, em Washington

O presidente George W. Bush homenageou hoje o pastor negro Martin Luther King, militante dos direitos civis assassinado em 1968. A homenagem ocorreu durante uma cerimônia numa igreja batista frequentada por negros.

Bush e sua esposa Laura chegaram na manhã de hoje à igreja Glenarden, a 15 km de Washington, para participar do serviço religioso e depois de participar de uma mesa redonda com os fiéis.

Glenarden é uma cidade onde 96% de seus 7.000 habitantes são negros.

Martin Luther King, que militava pela igualdade racial nos Estados Unidos, foi assassinado em Memphis (Tennessee, sul dos EUA) em 4 de abril de 1968.

Em sua memória, a terceira segunda-feira de janeiro é feriado nos Estados Unidos.

A visita de Bush a Glenarden acontece no meio de uma polêmica desatada na semana passada, quando o presidente resolveu pedir à Suprema Corte de Justiça que condene o sistema de cotas utilizado pela Universidade de Michigan (norte dos EUA), que favorece a admissão de estudantes negros.

A atitude provocou protestos na oposição democrata, de organizações de defesa dos direitos civis e declarações contra dois dos membros de sua administração, Colin Powell, secretário de Estado, e Condoleezza Rice, assessora da Casa Branca para assuntos de segurança, ambos negros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página