Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2003 - 16h53

Londres diz que existem contatos entre Al Qaeda e iraquianos

da France Presse, em Londres

O governo britânico afirmou hoje que existem contatos entre a Al Qaeda e os iraquianos. Essa comunicação foi verificada pelos serviços de inteligência, revelou o premiê Tony Blair, interrogado durante duas horas e meia por uma comissão parlamentar.

Enquanto isso, manifestantes britânicos realizavam uma vigília contra a guerra no Iraque nas imediações do Parlamento britânico.

Reuters - 24.set.2002
Tony Blair, primeiro-ministro britânico
"Não sugiro que haja provas ligando membros do regime iraquiano a integrantes da Al Qaeda [a rede terrorista patrocinada por Osama Bin Laden]", afirmou, no entanto.

Mais tarde, na Câmara dos Comuns, o ministro das Relações Exteriores, Jack Straw, relacionou os terroristas aos "Estados delinquentes", sugerindo que eles representam a grande ameaça no futuro. "A organização terrorista mais perigosa é a Al Qaeda, e o Estado delinquente mais agressivo, o Iraque", disse.

O premiê britânico afirmou que uma tentativa de ataque terrorista no Reino Unido por parte de grupos como a Al Qaeda é "inevitável". Para Blair, os contatos entre Iraque e Al Qaeda não são necessários para justificar uma ação contra o regime do presidente iraquiano, Saddam Hussein, pois a questão das armas de destruição em massa é suficiente, segundo ele.

Ontem, o Reino Unido aumentou a pressão sobre Bagdá, ao anunciar o envio suplementar de 26 mil soldados para o golfo Pérsico.

Blair é esperado no próximo dia 31 em Camp David, no Estado norte-americano de Maryland, onde se reunirá com o presidente dos EUA, George W. Bush.

Leia mais:
  •  Reino Unido será alvo de terroristas, diz Tony Blair

  •  Premiê britânico diz que terá apoio popular para ação no Iraque

  •  Reino Unido faz maior mobilização militar em 22 anos


  • Leia mais no especial Iraque

    Leia mais notícias de Mundo
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade