Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2003 - 07h45

Preso suposto guerrilheiro das Farc de nacionalidade venezuelana

da Folha Online

Um cidadão venezuelano, suposto guerrilheiro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), foi capturado ontem pelo Exército colombiano, durante enfrentamento armado no Departamento de La Guajira, informou o major Diego González, comandante de um batalhão local do Exército

Ele disse que o cidadão venezuelano, identificado como Amílkar Daza, "realizava atividades para cometer atentados em municípios do sul de La Guajira".

O oficial disse ainda que Daza "tinha acabado de prestar o serviço militar na Venezuela, e foi para a Colômbia fazer parte das Farc, que se dedica a praticar extorsão, seqüestro e terrorismo".

Durante os enfrentamento morreu José Rojas, chefe do Frente 59 das Farc, afirmou González.

As Farc, que contam com 17 mil homens, são a principal força do conflito que dura 38 anos e causa a morte de milhares de civis anualmente.

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, no cargo desde 7 de agosto, prometeu dobrar o número de soldados profissionais para 100 mil e acrescentar US$ 1 bilhão aos gastos com a defesa para encurralar os rebeldes.

Os rebeldes marxistas lutam pela redistribuição de terras e uma reforma socialista, usando dinheiro conseguido com sequestros e o tráfico de cocaína.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página