Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2003 - 17h36

ELN liberta jornalistas estrangeiros sequestrados na Colômbia

da Folha Online

O Exército de LIbertação Nacional (ELN), segundo maior grupo guerrilheiro colombiano, libertou neste sábado o fotógrafo norte-americano Scott Daltob e a jornalista britânica Ruth Morris, sequestrados no dia 21 de janeiro, no departamento de Arauca, nordeste do país, informou a Cruz Vermelha Internacional.

Os jornalistas foram entregues "sãos e salvos" a uma comissão da Cruz Vermelha Internacional em uma região perto da localidade de Fortul, 300 quilômetros a nordeste de Bogotá, e levados por autoridades ao aeroporto de Saravena, também em Arauca, onde embarcaram para Bogotá.

Na capital, os dois deverão se encontrar com funcionários da embaixadas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, afirmou Carlos Ríos, porta-voz da Cruz Vermelha.

"Eles estão bem em termos gerai (...), mas serão submetidos a exames médicos rigorosos", disse.

Morris e Dalton foram sequestrados no dia 21 de janeiro, em uma estrada rural na província de Arauca, enquanto faziam uma reportagem free-lance para o jornal americano "Los Angeles Times".

O exército rebelde de cinco mil homens informou nesta semana, por meio de um comunicado, que pretendia soltar os jornalistas, "sãos e salvos", em breve, se o presidente e os militares não tentassem libertá-los por força. Também exigiu que uma comissão de altos funcionários do governo estivesse presente durante a libertação.

Só no ano passado, oito jornalistas foram mortos na Colômbia. Para o presidente Álvaro Uribe, o sequestro de Morris e Dalton não passa de uma tentativa rebelde de ganhar pontos no exterior ao encenar o espetáculo da libertação.

"Quando sequestram repórteres internacionais e percebem que levantaram interesse internacional, fazem de tudo para parecer observadores de bom coração que respeitam os direitos humanos", declarou o presidente. "Não tomam a mesma atitude quando capturam pessoas locais de classe média".

O ELN sequestra centenas de pessoas a cada ano em troca de resgates que financiam sua guerrilha, mas parece não haver interesse financeiro no caso de Morris e Dalton. Segundo o motorista que os conduzia, os estrangeiros foram pegos em um bloqueio de estrada, tiveram os olhos vendados e foram levados para um acampamento secreto -o motorista foi solto em seguida.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página