Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2003 - 07h51

Turquia deve autorizar passagem de 30 mil soldados dos EUA

da France Presse, em Ancara (Turquia)

O governo turco está disposto a autorizar que 30 mil soldados americanos utilizem seu território como trampolim para lançar uma ofensiva pelo norte do Iraque, caso seja declarada guerra contra Saddam Hussein, disse hoje a imprensa turca.

Ancara, que convocou o Parlamento nesta semana para debater o assunto, cogita a possibilidade de dar luz verde a uma manobra de 10 mil soldados americanos em terra, que estariam encarregados do apoio logístico e a passagem para o Iraque de 30 mil soldados combatentes, afirmaram vários jornais.

A Turquia autorizaria também que os Estados Unidos utilizem várias bases aéreas no sudeste do país para lançar ataques por ar contra o regime de Bagdá.

O governo turco deseja também que o Parlamento autorize a entrada de tropas turcas no norte do Iraque, onde garantiriam a segurança de uma faixa de várias dezenas de quilômetros ao longo da fronteira.

Segundo o jornal "Hurriyet", o governo pediria esta semana -imediatamente depois da apresentação das "provas" contra Saddam Hussein pelos Estados Unidos amanhã ante o Conselho de Segurança da ONU- a autorização para que 3.500 engenheiros e técnicos militares americanos entrem na Turquia para trabalhar na modernização das bases aéreas e portos.

No final da festa muçulmana do sacrifício (na Turquia de 10 a 16 de fevereiro), o governo pediria ao Parlamento uma segunda autorização para trânsito de unidades combatentes americanas, segundo a imprensa.

Leia mais
  • Governo venezuelano rejeita referendo da oposição
  • Israel vai disparar mísseis em manobras com EUA
  • Israel destrói casa de ativista palestino na Cisjordânia
  • Passeata reúne 50 mil iraquianos armados

    Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página