Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2003 - 17h34

Estados Unidos são minoria na ONU, afirma Tareq Aziz

da Folha Online

O vice-primeiro-ministro iraquiano Tareq Aziz afirmou hoje em Roma (Itália) que os Estados Unidos são minoria dentro da comunidade internacional. Ele garantiu que seu país está disposto a cooperar mais amplamente com os inspetores da ONU.

Aziz fez as declarações pouco depois de os chefes dos inspetores de armas das Nações Unidas apresentarem seu relatório ao Conselho de Segurança da ONU. Segundo eles, ainda não foi encontrada armas de destruição em massa no Iraque.

"Até agora não encontramos nenhuma prova de que se realizem atividades nucleares proibidas ou nenhuma atividade relacionada com o setor nuclear no Iraque", disse o diretor-geral da Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei.

Antes do pronunciamento de ElBaradei, o outro inspetor-chefe de armas da ONU, Hans Blix, declarou que precisa de mais tempo para concluir as buscas de armas de destruição em massa no Iraque.

Blix declarou que as descobertas feitas no Iraque até o momento são "consistentes" com as declarações do governo de Saddam Hussein.

Blix voltou a afirmar que não encontrou no Iraque nenhuma arma de destruição em massa. Segundo ele, os inspetores não encontram dificuldades no acesso aos locais suspeitos, pois o Iraque parece ter concordado em cooperar com as buscas.

Durante a apresentação do relatório final sobre a crise iraquiana, Blix detalhou o trabalho realizado por sua equipe durante as 11 semanas de inspeções.

O Conselho de Segurança, profundamente dividido, discutirá os pareceres contidos no relatório, considerado crucial para determinar se uma eventual intervenção militar norte-americana contará com o aval da ONU.

Dez ministros das Relações Exteriores, entre eles os representantes dos cinco membros permanentes que têm direito a veto, participam da sessão que teve início às 15h20 (13h20, em Brasília).

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página