Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2003 - 15h27

Começa reunião especial da União Européia sobre o Iraque

da France Presse, em Bruxelas

A reunião especial de cúpula da União Européia (UE) sobre a crise iraquiana foi aberta hoje em Bruxelas (Bélgica), com o objetivo de conseguir um difícil acordo entre os países partidários do fortalecimento das inspeções e os que apóiam os Estados Unidos.

A França e o Reino Unido apresentaram "contribuições" por escrito divergentes para a elaboração do texto comum sobre o Iraque, segundo fontes diplomáticas.

A proposta francesa destaca a importância de "preservar" a unidade da comunidade internacional, "que se manifestou por unanimidade no Conselho de Segurança (da ONU) ao aprovar a resolução 1441 em novembro e que convém preservar", segundo cópia do texto obtida pela France Presse.

Paris quer que a UE "destaque sua preferência por um desarmamento do Iraque através das inspeções _solução pacífica que não prejudicará a população, preservará a integridade do Iraque e os equilíbrios regionais".

Já a parte britânica estima que "uma ação militar é um último recurso, mas que não pode ser excluído se o Iraque continuar desafiando a autoridade do Conselho de Segurança".

A proposta britânica adverte que "o tempo se esgota" para o Iraque e que "a responsabilidade é do Iraque, não dos inspetores", nos quais tem "uma total confiança".

Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página