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31/07/2000 - 16h30

Peritos se reúnem após catástrofe com Concorde para determinar medidas de segurança

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da France Presse
em Paris (França)

Peritos franceses e britânicos se reuniram em Paris nesta segunda-feira (31) em busca das causas da queda do Concorde na terça-feira passada, nos arredores do aeroporto parisiense de Roissy-Charles de Gaulle, matando 113 pessoas.

Em Paris, os peritos franceses e britânicos se reuniram o dia todo com
vistas a encontrar seguranças que permitam o reinício dos vôos dos cinco
Concordes da Air France.

Outra comissão franco-britânica, encarregada da investigação técnica das
causas do acidente, se reuniu oficialmente pela primeira vez nesta
segunda-feira.

Pela primeira vez na história da France Air, esta suspendeu os vôos depois de um acidente.

O BEA (Escritório de Investigações de Acidentes) já divulgou certos
elementos que indicam que o avião que caiu teria sofrido um encadeamento de falhas provocadas pela explosão de um pneu que causou um escapamento de combustível, o bloqueio do trem de aterrissagem, que um dos quatro reatores deixou de funcionar e que baixaram os parâmetros de funcionamento de outro motor.

Depois da catástrofe e da polêmica levantada sobre este tipo de avião, os supersônicos da British Airways (que conta com sete concordes em sua frota), tiveram três problemas técnicos em menos de 48 horas.

No entanto, a companhia britânica confirmou nesta segunda-feira que pretende continuar os vôos dos concordes. British Airways é a única companhia aérea, além da Air France, que explora comercialmente este aparelho. Ela retomou os vôos no dia seguinte à queda do supersônico francês.

O primeiro incidente com um concorde da British Airways ocorreu no último sábado, quando um Concorde procedente de Nova York sofreu uma forte detonação em pleno vôo.

O segundo se registrou no dia seguinte pela manhã. O Concorde que devia
decolar às 09h30 de Londres a Nova York sofreu "problemas de
abastecimento" que não foram especificados pela empresa britânica, e outro Concorde o substituiu com mais de uma hora de atraso.

O terceiro incidente ocorreu domingo em um aparelho que ia para Nova York. Quando se aproximava dos Estados Unidos, o piloto sentiu cheiro de combustível dentro da cabine e preferiu aterrissar em Terranova, Canadá.

Os 57 passageiros - entre eles os cantores americanos Tony Bennett e
George Benson - tiveram que seguir viagem em um Boeing 737 especialmente
fretado.

Nesta segunda-feira o Concorde de Londres a Nova York partiu na hora
prevista com 42 passageiros a bordo sobre um total de 100 assentos
disponíveis.

Segundo a BA, o interesse do público pelo supersônico não está caindo e
nada permite pensar que tenha baixado o número de passageiros depois do
acidente de terça-feira passada.


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