Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2003 - 08h55

Blair chega ao Vaticano para discutir crise no Iraque

da France Presse, no Vaticano

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, chegou hoje ao Vaticano para uma audiência com o papa João Paulo 2º, centrada principalmente na crise iraquiana.

Blair, anglicano, chegou à Santa Sé acompanhado da mulher, Cherie, católica, e de três de seus quatro filhos. Segundo o Vaticano, a reunião tem caráter "estritamente privado".

Reuters - 24.set.2002
Tony Blair, primeiro-ministro do Reino Unido
Trata-se do primeiro encontro entre Blair e João Paulo 2º desde que a crise com Iraque foi deflagrada e representa uma oportunidade importante para o Vaticano tentar evitar a guerra. Na opinião do papa, uma eventual guerra no Iraque teria consequências "imprevisíveis".

Devido à crise iraquiana, o papa recebeu na semana passada o vice-primeiro-ministro iraquiano, Tarek Aziz, e o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan.

O Vaticano está empenhado em evitar uma guerra e reiterou na última quarta-feira (19) sua posição ao Conselho de Segurança da ONU. "A Santa Sé entende que a comunidade internacional está preocupada e com razão, com o que considera um assunto urgente e justo", afirmou o monsenhor Celestino Migliore, observador permanente na ONU.

"Acreditamos que, apesar do processo de inspeção parecer lento, a única solução para o problema é aquela que for baseada no consenso das nações, sem o qual um governo que agir ficará isolado internacionalmente", declarou.

Leia mais
  • Nova Déli se prepara para retirar indianos do golfo
  • Alemanha diz temer que guerra incentive terrorismo
  • ONU dá prazo para Iraque destruir mísseis
  • Queda de helicóptero mata oito soldados do Iêmen
  • Guia planeja inaugurar cibercafé no Everest
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página