Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2003 - 13h22

Saiba mais sobre a Liga Árabe

Publicidade

da Folha Online

A Liga Árabe foi criada no Cairo (Egito), em 1945, com o objetivo de realizar troca de informações e solidariedade política entre os países árabes.

Fazem parte da Liga Árabe 22 governos: Arábia Saudita, Argélia, Autoridade Nacional Palestina, Bahrein, Djibuti, Egito, Emirados Árabes, Iêmen, Ilhas Comores, Iraque, Jordânia, Kuait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Qatar, Síria, Somália, Sudão e Tunísia.

Cada um dos membros da Liga Árabe tem direito a um voto e as decisões aprovadas de forma majoritária são adotadas individualmente apenas para os membros que as aceitam.

A Liga Árabe se reúne duas vezes por ano, em março e setembro, mas podem haver sessões extraordinárias, mediante a necessidade de algum dos membros e a solicitação prévia de uma cúpula.

A liga possui um secretário-geral, que é nomeado por uma maioria de dois terços dos votos. Sua função é ocupar-se de assuntos financeiros e administrativos, mas a secretaria geral da Liga Árabe está dividida em 14 departamentos que tratam de diferente questões, entre elas políticas, econômicas, sociais e legais.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página