Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2003 - 11h57

Putin quer que árabes peçam solução pacífica para o Iraque

da France Presse, em Moscou

O presidente russo, Vladimir Putin, apelou para que os países árabes reunidos hoje na cúpula de Sharm el Sheik (Egito) se pronunciem a favor de uma solução pacífica para a crise iraquiana, num comunicado do Kremlin.

Reuters - 1.nov.2001
Vladimir Putin, presidente da Rússia
"Estou certo que o mundo árabe, assim como a Rússia, quer que a solução para o problema iraquiano ocorra sem o uso da força, em plena aplicação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU", diz o texto do presidente russo.

Mas Putin também considerou que "não se pode deixar de observar a boa vontade iraquiana de cooperar construtivamente com os inspetores internacionais" de desarmamento.

O presidente reiterou a posição russa, que consiste em destacar que "é indispensável continuar as missões de inspeção da Unmovic (Comissão de Vigilância, Verificação e Inspeção), e da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) no Iraque.

Além disso, Putin disse que "a instauração rápida de um mecanismo regulador das relações entre Israel e os árabes, em primeiro lugar os palestinos, traria um contexto mais favorável para encontrar uma solução política para a crise iraquiana".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página