Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2003 - 09h18

Suposto membro da Al Qaeda é tirado do Paquistão pelos EUA

da Folha Online

Khalid Sheikh Mohammed, considerado o número três da rede terrorista Al Qaeda e suposto autor intelectual dos atentados de 11 de setembro de 2001, foi levado de avião para fora do Paquistão hoje, segundo o ministro da Informação paquistanês, Sheikh Rashid.

Mohammed, 37, e outro suspeito de pertencer à Al Qaeda, ambos presos no presos no sábado (1), foram levados de avião para o Afeganistão pouco depois do meio-dia (4h de Brasília).

"Ele está em algum lugar nessa região", disse Rashid. "O mais provável é que ele esteja no Afeganistão".

Militares norte-americanos se recusaram a dizer se Mohammed havia sido transferido para a base aérea de Bagram (Afeganistão), comandada pelos EUA.

A base foi usada para interrogar os suspeitos de envolvimento com a rede terrorista Al Qaeda, de Osama bin Laden, após os atentados de 11 de setembro e a guerra dos EUA contra o terrorismo no Afeganistão. Depois de interrogados, parte dos detidos foi transferida para a base norte-americana de Guantánamo, em Cuba.

Prisão

Mohammed foi preso em Rawalpindi, próximo à capital do Paquistão, Islamabad. Ele estava na lista de 22 terroristas mais procurados pelo FBI (polícia federal americana), e o Departamento de Estado oferecia uma recompensa de US$ 25 milhões por sua captura.

Segundo funcionários de inteligência dos EUA, Mohammed teria, ao ser preso, uma lista de nomes e números de telefone de membros de uma célula inativa da Al Qaeda nos EUA.

Mohammed teria escapado dos serviços de inteligência pelo menos uma dezena de vezes e esteve próximo de ser capturado em setembro. Sua prisão é considerada um dos maiores feitos já conseguidos após o início da "guerra contra o terror", lançada pelos EUA após os atentados de 11 de setembro.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página