Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2003 - 11h44

Schröder e Blair vão se reunir na próxima quarta-feira

da Folha Online

O chanceler alemão, Gerhard Schröder, viajará na próxima quarta-feira (12) a Londres para discutir com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, a crise iraquiana, anunciou hoje, em Berlim, o porta-voz do governo alemão, Bela Anda.

Esta visita de trabalho faz parte das reuniões regulares do chanceler com os chefes de governo europeus e as questões de política internacional atual estarão no centro das converseas e, em particular, o Iraque, disse o porta-voz.

Mais cedo, o porta-voz do governo alemão disse que os Estados Unidos não têm maioria no Conselho de Segurança da ONU (Organização das nações Unidas) para impor a aprovação de uma nova resolução, que permitiria lançar uma guerra no Iraque.

"Reforça-se a impressão clara de que os Estados Unidos não têm maioria no Conselho de Segurança da ONU sobre seu projeto de nova resolução", declarou Bela Anda, durante um encontro do governo alemão com a imprensa.

Anda elogiou os últimos "acontecimentos positivos" no Iraque, fundamentalmente o começo da destruição dos mísseis Al Samud 2 por parte de Bagdá e os primeiros êxitos obtidos pelos inspetores de desarmamento das Nações Unidas.

Desde sábado (1), o governo iraquiano já destruiu 19 mísseis Al Samoud 2 (que ultrapassam os 150 km estipulados pela ONU). A destruição de mísseis deve continuar, mas o presidente Saddam Hussein disse que o trabalho conjunto entre oficiais do Iraque e inspetores da ONU pode parar se os EUA atacarem o país.

O Iraque tem até o dia 7 de março para destruir todos os seus mísseis Al Samoud 2 (que ultrapassam em 32 km o limite de alcance estipulado pela ONU). Caso o governo iraquiano não cumpra o prazo, os EUA podem conseguir o argumento necessário para iniciar um ataque militar contra o país.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página