Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2000 - 12h16

Começa audiência que decidirá sobre o fim de imunidade de Pinochet

Publicidade

da France Presse
em Santiago (Chile)

A sessão da Corte Suprema chilena decidirá nesta terça-feira (1) se suspenderá a imunidade parlamentar do ex-ditador Augusto Pinochet. A sessão teve início às 9h15 locais (10h15 de Brasília), segundo informou um funcionário do tribunal.

O ex-governante, ex-chefe do Exército e atual senador é acusado de mandante dos crimes cometidos pela chamada "caravana da morte", uma tropa que executou ou fez desaparecer 74 presos políticos, em cinco cidades do país, em outubro de 1973, no mês seguinte à sua chegada ao poder.

A suspensão da imunidade parlamentar de Pinochet no processo, que data de 1998, foi aprovada em primeira instância pela Corte de Apelações de Santiago, que comunicou sua decisão em 5 de junho passado.

O juiz Juan Guzmán, que investiga os crimes da "caravana", entre 154 queixas criminais pelas violações aos direitos humanos durante a ditadura, poderá abrir processo formal contra Pinochet, interrogá-lo e eventualmente ordenar sua prisão. Isso se a Corte Suprema confirmar a suspensão de sua imunidade. Mas se o tribunal mantiver a imunidade, o general, de 84 anos, ficará livre de punições no caso.

Leia mais sobre o caso Pinochet na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página