Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2003 - 18h45

Anistia Internacional deve voltar em breve ao Iraque

da France Presse, em Amã (Jordânia)

A secretária-geral da Anistia Internacional, Irene Khan, a quem o governo iraquiano deu permissão para visitar Bagdá depois de 20 anos de ausência desta organização de defesa dos direitos humanos, pediu o envio de observadores internacionais ao Iraque, em uma entrevista coletiva concedida em Amã.

"Desde 1983, data de nossa última visita ao Iraque, pedimos permissão para voltar a Bagdá e o governo iraquiano me informou recentemente que aceita nossa visita", disse Khan na capital da Jordânia.

"Queremos estabelecer um diálogo sério com o governo [iraquiano] e garantirmos que também quer um diálogo sério conosco", afirmou.

Entretanto, não se sabe ainda em que data será a visita da Anistia Internacional ao Iraque. Bagdá expressou seu desejo de que aconteça em abril, mas a organização prefere que seja o quanto antes, agora que o país enfrenta a ameaça de uma guerra liderada pelos Estados Unidos para derrubar o governo de Saddam Hussein.

"O governo iraquiano propôs o mês de abril, mas nós sugerimos que seja em março", explicou Khan, devido "à emergência da situação dos direitos humanos".

Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página