Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2003 - 08h38

Iraque se recusa a receber comissão ministerial árabe

da France Presse, no Cairo

O Iraque se recusou a receber a comissão ministerial árabe, que viajaria a Bagdá para tentar evitar a guerra, e pediu o adiamento por tempo indefinido dessa visita, disse hoje a delegação iraquiana na Liga Árabe.

Em um texto entregue à Liga Árabe, a delegação iraquiana explicou essa rejeição pelos "acontecimentos recentes no Iraque relacionados com a agressão americana", que impedem a visita.

"Em consequência, o Iraque sugere o adiamento da visita, que estava programada para esta sexta-feira [amanhã], e iniciará consultas para fixar um acordo para outra data", afirmou a delegação.

A comissão foi criada durante a cúpula de Sharm el-Sheik (Egito) no dia 1º de março, com a missão de apresentar uma frente unida de rejeição a um ataque contra o Iraque.

Está composta pelos chefes da diplomacia do Egito, Tunísia, Líbano, Síria, Bahrein e pelo secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mussa, e viajaria hoje a Bahrein, que preside atualmente a cúpula árabe, e em seguida a Bagdá para reunir-se no sábado com o presidente iraquiano, Saddam Hussein.

Segundo um representante da Liga Árabe, a delegação também não irá a Bahrein, depois da rejeição iraquiana.

Em Beirute, uma fonte diplomática árabe informou que o Líbano também considerou preferível adiar a visita a Bagdá da comissão até que uma decisão sobre a crise iraquiana seja tomada pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Na última terça-feira, diplomatas em Beirute tinham declarado que Líbano e Síria poderiam não participar na delegação, temendo que sirva de intermediária aos apelos para a demissão de Saddam Hussein.

Entretanto, o ministro egípcio de Relações Exteriores, Ahmed Maher, desmentiu mais uma vez na imprensa local hoje que a delegação tenha como missão empurrar Saddam Hussein para o exílio.

Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página