Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2003 - 05h12

Annan avalia proposta de Lula para cúpula

da Folha de S.Paulo

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirmou ontem ter recebido uma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva propondo a realização de uma "cúpula de interessados" para resolver a crise iraquiana.

Lula propôs, segundo Annan, que a cúpula reúna líderes do mundo todo, e não apenas dos membros do Conselho de Segurança (CS), "que estejam genuinamente interessados em encontrar uma saída para essa crise".

De acordo com a agência de notícias France Presse, o secretário-geral não quis comentar a viabilidade da proposta, mas, segundo a Associated Press, ele levantou a possibilidade de realizá-la.

O presidente brasileiro fez a proposta em uma carta entregue a Annan pelo chanceler Celso Amorim, na última terça-feira, em Haia (Holanda).

Chirac agradece

O presidente da França, Jacques Chirac, agradeceu ontem a Lula pelo apoio que tem recebido nos esforços para evitar um ataque dos Estados Unidos contra o Iraque. Chirac enviou uma carta a Lula por meio do seu secretário de Estado para Relações Exteriores, Renaud Muselier, que esteve ontem em Brasília.

Na carta, Chirac agradece "a firmeza do Brasil na promoção dessa abordagem", referindo-se à posição francesa contrária à guerra. O presidente francês também disse que Lula "pode ter uma influência favorável sobre o CS".

Renaud lembrou ainda a influência que o Brasil tem sobre três membros temporários do CS: México, Chile e Angola.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página