Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2003 - 02h44

Iraque promete à ONU carta sobre antraz e VX

da Folha de S.Paulo

O Iraque prometeu enviar uma carta aos inspetores da ONU até hoje sobre os estoques de antraz e do agente nervoso VX, que o país afirma ter destruído, de acordo com o embaixador do Iraque nas Nações Unidas, Mohammed Al Douri.

Os EUA afirmam que o Iraque ainda possui os estoques. Segundo os inspetores da ONU, não há expectativa de que a carta contenha novas informações.

O Iraque aponta uma área onde afirma ter depositado os estoques de antraz e do VX, junto com agentes neutralizadores, em 1991, e pediu para que os inspetores recolham amostras do solo para verificar sua destruição.

Os inspetores afirmam que será difícil fazer a verificação. O chefe dos inspetores, o sueco Hans Blix, disse na semana passada que "se colocarmos um pouco de leite no solo e dez anos depois analisarmos, não será fácil afirmar se havia um, dois ou cem litros de leite no local".

O antraz, que é usado como arma biológica, e o VX, que é uma arma química, foram produzidos pelo Iraque nos anos 80, segundo os EUA e o Reino Unido.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página