Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2003 - 17h38

Conselho de Segurança quer reiniciar ajuda humanitária ao Iraque

da France Presse, em Nova York

Especialistas do Conselho de Segurança das Nações Unidas começarão a trabalhar num projeto de resolução que permita a continuação da ajuda humanitária ao Iraque.

As propostas do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para conseguir o reinício o mais rápido possível do programa "petróleo por alimentos", "foram bem recebidas" pelo Conselho de Segurança, segundo seu presidente em exercício, o embaixador de Guiné Mamady Traoré.

"Constituem uma boa base de trabalho", acrescentou o diplomata. De acordo com ele, o Conselho de Segurança designou um grupo de especialistas que começará a preparar um projeto de resolução no sábado.

Annan propôs na quarta-feira ao Conselho de Segurança o reinício do programa "petróleo por alimentos" no Iraque o mais rápido possível. Também solicitou plenos poderes para administrar a ajuda humanitária.

Criado em 1995 para reduzir o impacto sobre a população iraquiana das sanções adotadas contra o regime de Bagdá pela comunidade internacional, no dia seguinte à invasão do Kuait em 1990, o programa consiste em financiar as importações iraquianas de primeira necessidade com a venda -controlada pela ONU- do petróleo iraquiano.

O programa foi suspenso na segunda-feira passada, quando Annan ordenou que todos os funcionários da ONU abandonassem Bagdá.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página