Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2003 - 19h59

Embaixador iraquiano acusa ONU de apoiar ataque anglo-americano

da Folha Online

O embaixador iraquiano na ONU (Organização das Nações Unidas), Mohammed Aldouri, acusou hoje o secretário-geral Kofi Annan de apoiar o ataque anglo-americano ao seu país.

Segundo ele, a ajuda é dada com a suspensão do programa "petróleo por comida" e pela retirada da missão de paz das Nações Unidas do território iraquiano, poucos dias antes de o presidente George W. Bush ordenar o ataque.

Aldouri disse que Annan, dessa forma, faz a vontade dos Estados Unidos e do Reino Unido. A secretaria das Nações Unidos disse que Annan não vai comentar a crítica.

Segundo a agência de notícias Reuters, especialistas em Oriente Médio do Conselho de Segurança devem se encontrar neste fim de semana. Eles devem preparar uma nova resolução sobre o programa "petróleo por comida".

O programa teve início no fim de 1996 para relaxar o impacto das sanções comerciais, impostas após Saddam Hussein invadir o Kuait em 1990, na vida da população iraquiana.

Oficialmente, a ONU se opõe a uma ação militar unilateral contra o presidente Saddam Hussein. O Conselho de Segurança não aprovou o uso de força, principalmente pela falta de apoio de França e Rússia.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página