Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2003 - 04h26

Choque de dois helicópteros da coalizão dos EUA mata 7 militares

da Folha Online

Dois helicópteros da coalizão liderada pelos EUA se chocaram no ar, quando sobrevoavam as águas do golfo Pérsico, informou a CNN. Sete membros da tripulação -seis britânicos e um norte-americano- morreram, informou um oficial do Reino Unido.

O capitão Al Lockwood, porta-voz das forças britânicas no golfo, disse que a colisão envolveu helicópteros Sea King Airborne Early Warning. Os helicópteros que colidiram faziam parte da Marinha Real britânica.

O Ministério da Defesa britânico confirmou o choque de helicópteros, e um porta-voz disse temer que não haja sobreviventes. A colisão ocorreu por volta das 22h30 (horário de Brasília), e segundo autoridades não foi resultante de fogo iraquiano. Operações de resgate estão sendo realizadas no local.

Na noite de quinta-feira (20), um helicóptero norte-americano com 12 militares a bordo caiu no Kuait enquanto realizava operações relacionadas à campanha contra o Iraque. Estavam a bordo oito britânicos e quatro norte-americanos). A causa ainda não foi confirmada. Outros dois marines dos EUA morreram em confrontos por terra.

Até o momento, as forças anglo-americanas tiveram 21 baixas na guerra.

Além dos militares mortos na queda do helicóptero, dois marines foram mortos ontem no sul do Iraque, tornando-se as primeiras baixas em combate do lado americano na guerra iniciada quarta-feira (19) às 23h35 (horário de Brasília).

Em oposição à rápida contabilização de baixas entre os americanos e seus aliados, o saldo de mortos do lado iraquiano nas primeiras 48 horas de guerra no país é desconhecido. A Cruz Vermelha registrou a morte de um civil.

A televisão estatal iraquiana informava, na tarde de ontem, seis baixas entre os militares.




Ainda ontem, dois outros helicópteros norte-americanos foram tirados de combate em meio à intensa ação militar no Iraque, ainda que os pilotos tenham conseguido manejar as aeronaves em pousos forçados e ninguém tenha ficado ferido.

Os motivos que levaram os helicópteros ao chão ainda são controversos e o Pentágono não comenta o assunto.

O MH-53 "Pave Low" para operações especiais, com seis tripulantes, caiu no sul do Iraque ainda na noite de quarta-feira, antes mesmo do início dos ataques com mísseis nas cercanias de Bagdá.

Militares iraquianos afirmam que derrubaram a aeronave, mas os norte-americanos dizem que o "Pave Low" conseguiu pousar e foi destruído pelos soldados dos EUA para que não fosse atacado pelos iraquianos.

Ontem, um helicóptero de ataque AH-64 "Apache", com dois tripulantes, fez um pouso forçado no norte do Kuait depois de um suposto problema mecânico, disseram autoridades dos EUA.

A aeronave tomava parte de uma missão de ataque ao Iraque, mas não há indícios de que tenha sido atingido antes de pousar no Kuait. Mais tarde, o helicóptero voltou a operar.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página