Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2003 - 13h19

Bush diz que a guerra não é uma questão de tempo, mas de vitória

da Folha Online

O presidente dos EUA, George W. Bush, e o premiê britânico, Tony Blair, pediram hoje que a ONU (Organização das Nações Unidas) restabeleça o programa Petróleo por Comida imediatamente. O programa, que distribui cestas básicas à população iraquiana, foi interrompido desde o início da guerra no Iraque. Sobre a duração da guerra disseram: "Não é uma questão de tempo, é uma questão de vitória."

As declarações foram feitas em entrevista coletiva transmitida ao vivo pela rede de TV CNN após encontro entre os dois líderes.

Reuters - 24.02.2003
Tony Blair, primeiro-ministro do Reino Unido
Segundo Blair, ele e Bush haviam decidido pedir uma nova resolução da ONU sobre ajuda humanitária e administração pós-guerra no Iraque e prometeram deixar intactas as fronteiras territoriais do Iraque.

Blair e Bush parecem discordar sobre a amplitude da participação da ONU em uma eventual reconstrução do Iraque.

Blair defendeu uma maior participação da ONU em uma administração do Iraque após a guerra. "Sem dúvida, a ONU deve estar envolvida neste processo", disse.

O premiê britânico afirmou que ele e Bush concordavam em "princípios", mas que havia "uma grande quantidade de detalhes [...] que deveriam ser discutidos".

De acordo com o presidente americano, "esse assunto humanitário não deve ser politizado. O Conselho de Segurança deve dar ao secretário-geral Kofi Annan a autoridade para começar a dar comida aos que precisam de assistência".

Guerra e vitória

Questionado sobre a duração da guerra, Bush afirmou: "O tempo necessário para ganhar [a guerra]. O tempo necessário para alcançarmos o nosso objetivo. O tempo necessário". "Não é uma questão de tempo, é uma questão de vitória."

Bush disse que as forças da coalizão anglo-americana estão "avançando dia após dia" no Iraque.

Blair declarou que "Saddam Hussein e seu odioso regime serão removidos do poder".

"O Iraque vai ser desarmado de suas armas de destruição em massa. E o povo iraquiano vai ser livre. Esse é o nosso compromisso. Essa é nossa determinação", disse Blair.

Bush e Blair se reuniram hoje para discutir sobre a guerra no Iraque e a reconstrução do país, em meio a sinais de que a campanha militar poderia se prolongar durante meses.

Reuters - 03.jan.2003
O presidente George W. Bush, durante discurso para soldados norte-americanos
Os líderes, que se encontraram pela terceira vez em três meses, se reuniram às 9h30 (11h30 em Brasília) na residência de Bush em Camp David (a 100 km de Washington).

O encontro ocorreu um dia depois de Bush declarar que "a guerra está longe do fim", enquanto forças lideradas pelos EUA enfrentam dura resistência iraquiana.

Em sua viagem de retorno a Londres na noite de hoje, Blair fará uma escala em Nova York para encontrar com o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, em uma sala VIP do aeroporto, para estudar futuros passos no Iraque.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página