Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2003 - 13h59

Europa deve ser modelo de sociedade, diz papa

da France Presse, na Cidade do Vaticano

O papa João Paulo 2º afirmou hoje que a União Européia deve ser um "modelo" de sociedade, sobretudo para aqueles que sofrem a guerra. O comentário foi feito pelo papa ao receber no Vaticano o grão-duque Henri de Luxemburgo e sua esposa.

"A construção européia não se pode limitar somente ao campo da economia e da organização do mercado", disse o pontífice ao definir a União Européia como "um modelo de sociedade que defende a dignidade de todo homem e seus direitos".

Para o papa, a base da União Européia é "privilegiar as relações entre as pessoas e os povos com justiça, segundo o respeito mútuo e a paz".

"Todos aqueles que vivem no velho continente, que gozam da riqueza econômica e o bem-estar da paz, têm o dever de transmitir o valor inalienável de nossa humanidade comum e a responsabilidade que isso comporta, sobretudo diante daqueles que sofrem a pobreza, o desrespeito à dignidade ou passam pela experiência da guerra", disse.

"Esse é o espírito com o qual trabalha a Santa Sé. Para lembrar que o homem vale mais pelo que é do que pelo que tem", acrescentou.

O grão-duque Henri e sua esposa fazem uma visita oficial à Itália até 28 de março.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página