Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2003 - 14h07

Saddam condecora autor de atentado suicida que matou 4 americanos

da Folha Online

A televisão estatal iraquiana informou neste sábado que o ditador Saddam Hussein homenageou com duas medalhas póstumas Ali Hammadi al-Namani, identificado como o autor do atentado com carro-bomba que deixou quatro soldados americanos mortos na cidade de Najaf (centro do Iraque).

Segundo as informações da TV pública iraquiana, sob controle de Saddam, o autor do atentado suicida é um oficial do Exército iraquiano que queria "dar uma lição" nas tropas americanas.

A emissora diz também que 11 morreram na explosão, e dois tanques e dois veículos blindados foram destruídos.

O ataque suicida aconteceu quando um táxi parou em uma rodovia ao norte de Najaf, perto de um posto de controle do Exército dos EUA (a cerca de 150 km ao sul de Bagdá), e o motorista acenou. Os soldados se aproximaram do carro e ele explodiu.

As primeiras informações afirmavam que eram cinco os militares mortos na explosão, mas em entrevista coletiva no Qatar, o general Victor Renuart confirmou a morte de quatro soldados.

De acordo com a "CNN", dois homens vestidos como civis estavam no táxi. O general Renuart classificou o ataque como "símbolo de uma organização que está começando a ficar desesperada".

A ação foi a segunda do tipo desde o começo dos bombardeios ao Iraque, na noite de 19 de marços (horário de Brasília), madrugada do dia 20 em Bagdá -a primeira cidade a ser atacada.

Antes do início da guerra, os militares da coalizão anglo-americana eram alertados constantemente para a grande chance de atentados.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página