Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2003 - 06h58

Mais de 100 mil protestam contra a guerra na Indonésia

da Folha Online

Mais de 100 mil indonésios, incluindo muitos adultos com crianças no colo, saíram às ruas da capital Jacarta no domingo, gritando palavras de ordem contra os Estados Unidos e carregando cartazes contra a guerra no Iraque.

No maior protesto de rua do país --que abriga a maior população muçulmana do mundo-- desde o começo da guerra liderada pelos EUA, os manifestantes berravam "Estados Unidos terroristas", enquanto ocupavam todas as dez faixas da principal avenida de Jacarta.

A multidão inicialmente se reuniu nas proximidades da embaixada da Grã-Bretanha antes de seguir com a passeata. Apesar de autoridades divulgarem o número de 100 mil manifestantes, os organizadores do protesto falavam em até 250 mil pessoas.

Ao mesmo tempo em que a maior parte dos manifestantes eram muçulmanos, participavam freiras, católicos com cartazes do Papa João Paulo 2º e chineses.

Alguns participantes desfilavam com fotografias de civis iraquianos mortos presas ao pescoço, enquanto outros portavam réplicas de fuzis AK-47 vestindo camisetas que estampavam o rosto de Saddam Hussein.

"Todo o povo da Indonésia, sem exceção, quer que (o presidente George W.) Bush retire suas forças do Iraque", berrou Amien Rais, homem-forte do judiciário indonésio e candidato para as eleições presidenciais de 2004, em discurso aos manifestantes.

Centenas de policiais formaram um cordão de isolamento na fachada da embaixada norte-americana. Apesar do forte policiamento em todo o percurso do protesto, o clima era de tranquilidade.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página