Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2003 - 10h16

Papa dedicará Via Crucis a vítimas da guerra no Iraque

da Folha Online

O papa João Paulo 2º dedicará a Via Crucis da Sexta-Feira Santa, no próximo dia 18 de abril, que será celebrada no Coliseu de Roma, à guerra no Iraque e em particular às vítimas do conflito, afirmou hoje o Vaticano.

"O papa tentou evitar o conflito com sua voz livre e forte [...] e através de numerosas iniciativas diplomáticas. Desafortunadamente, seu angustiado pedido não foi escutado. No dia 20 de março, a guerra, com todas as suas devastações, começou", afirmou o arcebispo Piero Marini, mestre de cerimônias pontifícias.

O papa decidiu que sejam lidos durante as estações da Via Crucis os textos escritos por ele em 1976 e lidos quando era cardeal ante o papa Paulo 6º durante a Quaresma daquele ano.

As meditações se referiam à guerra no Líbano, que causava então temores no mundo.

"Se temia por um conflito espantoso", afirmou Marini.

"As meditações de 1976 conservam todo o seu valor e são tragicamente atuais. A terra se transformou em um cemitério. Há tantos homens como sepulcros. Um enorme planeta de túmulos", disse.

"Os túmulos que se abriram pelo conflito no Iraque não poderão matar a esperança nem impedir a vitória de Cristo sobre a morte."

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página