Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2003 - 21h40

Bush e Blair minimizam divergências sobre papel da ONU no Iraque

da France Presse, em Belfast

Norte-americanos e britânicos minimizaram hoje à noite as divergências entre George W. Bush e Tony Blair sobre o papel que a ONU terá na reconstrução do Iraque.

O presidente dos EUA, George W. Bush, chegou hoje à Belfast (Irlanda do Norte) para reunir-se com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair. Horas antes de sua chegada, três alertas de bomba foram dados em Belfast.

Vestindo um sobretudo preto, um sorridente Bush desceu as escadas do avião Air force One e atravessou a pista de aterrissagem para conversar com um grupo de famílias britânicas e crianças que estavam no local.

O encontro de dois dias começou hoje à noite com uma cena de trabalho entre as duas autoridades no castelo de Hillsborough, perto da capital Ulster, para examinar o desenrolar da guerra. A viagem terminará amanhã com um encontro entre Bush, Blair e Bertie Ahern, primeiro-ministro da República da Irlanda.

Horas antes, no avião em que viajava o presidente Bush, o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, disse em um encontro com a imprensa a bordo do avião, que as operações militares no Iraque se desenvolvem "excepcionalmente bem" e "que chegam a seu fim".

Ao comentar as divergências de Bush e Blair sobre a posição destinada às Nações Unidas no Iraque no pós-guerra, Colin Powell afirmou que "não há debate nem desacordos tão importantes como os que se podem ler nos jornais".

Por sua vez, o porta-voz de Tony Blair, indicou em Belfast que "a ONU deverá ser envolvida da maneira que aprovar a nova autoridade" interina a instalar-se após a vitória das tropas de coalizão no Iraque.

"Nós [Londres e Washington] estamos completamente de acordo a respeito [das autoridades a se instalar no Iraque].

No entanto, em Nova York, o secretário geral da ONU, Kofi Annan, disse em uma declaração publicada, que qualquer novo papel das Nações Unidas no Iraque terá de ser objeto de uma nova resolução do Conselho de Segurança.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página