Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2003 - 16h34

Enviado de Bush se encontrará com autoridades do Vaticano

da France Presse, em Roma

Um enviado do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se encontrará amanhã com autoridades do Vaticano, informaram hoje em Roma fontes diplomáticas norte-americanas.

O subsecretário dos Estados Unidos para o Controle de Armas e Segurança Internacional, John Bolton, será recebido no palácio apostólico pelo Secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Angelo Sodano, número dois do Vaticano.

Trata-se da primeira missão diplomática na Santa Sé de um alto representante do governo Bush depois dos atritos surgidos pela guerra contra o Iraque iniciada há 20 dias.

Bolton não será recebido pelo Papa João Paulo 2º, que se opôs firmemente à guerra contra o Iraque.

Segundo fontes do Vaticano, Bolton informará sobre os projetos dos Estados Unidos para depois da derrubada do regime de Saddam Hussein, ao mesmo tempo em que tentará reativar as frias relações entre os dois Estados.

Bolton espera participar também da missa que o Papa João Paulo 2º celebrará na praça São Pedro no dia 17 de abril como parte das cerimônias da Quinta-Feira Santa.

O Papa pediu domingo que a guerra termine o mais rápido possível para evitar que haja mais vítimas e mais sofrimentos para a população civil.

"Deus queira que o conflito acabe rapidamente para dar passo a uma nova era de perdão, amor e paz", disse o pontífice.

Segundo o jornal italiano "La Stampa", o embaixador dos Estados Unidos na Santa Sé, James Nicholson, está trabalhando para impulsionar o diálogo diplomático.

No dia 7 de fevereiro passado, o Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, não foi recebido no Vaticano durante sua visita oficial à Itália.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página