Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2003 - 19h52

EUA querem que líderes iraquianos respondam por crimes de guerra

da France Presse, em Washington

Vários parlamentares norte-americanos enviaram ao Senado e à Câmara uma resolução requerendo que os líderes do regime iraquiano sejam julgados por crimes de guerra.

''Incitar os ataques suicidas, ocultar armas e munições em lugares sagrados e utilizar escudos humanos constituem claras violações às regras internacionais que regem os conflitos armados'' afirmou o senador democrata Joseph Biden.

''Ninguém deve pensar que não será castigado por esses crimes'', advertiu Biden, co-autor do projeto de resolução e membro da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Seu colega republicano Arlen Specter afirmou que o governo iraquiano incorporou os crimes de guerra em sua tática contra as forças de coalizão no Iraque.

''Esta técnica foi aprovada pela cúpula do governo iraquiano como demonstraram as declarações públicas do vice-presidente, Taha Yassin Ramadan, e o vice-primeiro-ministro, Tarek Aziz'', disse Specter, presidente da Comissão de Veteranos de Guerra e membro da Comissão de Justiça do Senado.

O representante republicano Curt Weldon também submeterá à votação na Câmara uma resolução similar.

Os textos provavelmente serão aprovados por unanimidade em ambas as casas do Congresso norte-americano.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página