Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2003 - 00h33

Transição de governo no Iraque terá três etapas, diz Pentágono

da France Presse, em Washington

O subsecretário de Defesa norte-americano, Paul Wolfowitz, indicou ontem que a transição para o novo governo do Iraque será feita em três etapas.

Na primeira fase, o Iraque será governado pelo Escritório de Reconstrução e Ajuda Humanitária, que deverá atender às necessidades mais urgentes da população e recuperar os serviços básicos enquanto os aliados conquistam o controle de todo o território, disse Wolfowitz no Senado.

Com os serviços restabelecidos, a administração passaria às mãos de uma autoridade iraquiana interina, formada por cidadãos de todos os grupos étnicos e religiosos, que será responsável pela "reconstrução política e econômica do país", acrescentou. "A principal responsabilidade da autoridade interina será colocar em prática o processo de criação de um novo governo iraquiano, convocando eleições locais, por exemplo, ou criando uma nova Constituição", explicou.

Na fase final do processo, o governo iraquiano assumiria o controle do país "sobre a base de eleições realizadas segundo a nova Constituição (...) Nossa intenção é deixar o Iraque nas mãos dos próprios iraquianos assim que pudermos. Como disse o presidente [americano] George W.Bush], os Estados Unidos permanecerão no Iraque o tempo necessário, mas nenhum dia mais", concluiu.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página