Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2003 - 15h17

Lula volta a criticar guerra em reunião com presidente do Peru

FELIPE FREIRE
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou hoje a criticar o conflito armado no Iraque para derrubar o regime de Saddam Hussein e defender o papel da ONU (Organização das Nações Unidas) na reconstrução do país. As declarações foram feitas antes do almoço no Itamaraty com o presidente do Peru, Alejandro Toledo.

"No momento em que as armas e seu terrível poder destruidor monopolizam as atenções, precisamos reafirmar nosso compromisso preferencial pela paz, pela tolerância e pelo multilateralismo", afirmou Lula no discurso do brinde, praxe em almoços entre presidentes no Brasil.

"Devemos trabalhar juntos para fortalecer papel insubstituível das Nações Unidas na manutenção da paz e segurança internacional."

Assim como fez ao receber o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, Lula reiterou a necessidade de ações conjuntas entre Brasil e Peru para combater o narcotráfico na fronteira entre os dois países. Para o colombiano, Lula chegou a oferecer o Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) para monitorar rios da região e identificar ações de traficantes.

"Estivemos de acordo que temos de ir além das palavras, da retórica. Necessitamos de ações concretas, urgentes", afirmou Lula, que prometeu retribuir a visita de Toledo, embora ainda não haja data definida.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página