Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2003 - 08h54

Papa diz que iraquianos devem virar protagonistas da reconstrução

da Folha Online

O papa João Paulo 2º, em sua mensagem de Páscoa, fez hoje um apelo pela paz no mundo e disse que os iraquianos tinham que ser responsáveis pela reconstrução do seu país com a ajuda da comunidade internacional.

João Paulo 2º, que comemora o 25º feriado de Páscoa de seu pontificado, também pediu pelo fim da "cadeia de ódio" para evitar "um dramático choque entre as culturas e as religiões".

"Paz no Iraque", disse o papa em seu discurso bianual "Urbi et Orbi" (para a cidade e para o mundo), depois de celebrar uma missa de domingo de Páscoa para cerca de 40 mil fiéis reunidos na praça de São Pedro.

"Que o povo iraquiano, com o apoio da comunidade internacional, possa virar protagonista da reconstrução coletiva de seu país", disse.

Negligência

"Paz nas outras regiões do mundo, onde guerras esquecidas e hosilidades prolongadas provocam mortos e feridos em meio ao silêncio e à negligência de parte considerável de setores da opinião pública", declarou.

"Com profunda tristeza, penso nas marcas da violência e de sangue que não parecem ter fim na Terra Santa. Penso na trágica situação em não poucos países do continente africano, que não pode ser abandonado à própria sorte. Tenho bem presente os focos de tensão e os atentados à liberdade do homem no Cáucaso, na Ásia e na América Latina, regiões do mundo amadas igualmente por mim", disse o papa, com voz clara e firme.

"Que se interrompa a cadeia de ódio que ameaça o desenvolvimento pacífico da família humana. Que Deus nos conceda ser liberados do perigo de um dramático choque entre as culturas e as religiões. Que a fé e o amor a Deus façam com que os fiéis de cada religião sejam valentes artífices de compreensão e perdão, pacientes construtores de um proveitoso diálogo inter-religioso, que inaugure uma era nova de justiça e de paz", afirmou João Paulo 2º, ao festejar no Vaticano a ressurreição de Jesus Cristo, uma das festas mais importantes para os católicos.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página